A disponibilização do material referente ao inventário do Município São Vicente de Minas está sendo realizada através de caderno impresso disponível na Secretaria de Cultura, apenas para pesquisadores – incluindo alunos das escolas locais e universitários, mediante justificativa de interesse. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura Municipal, a consulta às fichas é restrita, com liberação avaliada em casos particulares. Essa medida foi adotada pelo município visando a segurança do bem inventariado, de forma a preservar informações que possam comprometer a sua integridade.
Ainda assim, para o publico interessado, as informações também poderão ser adquiridas na biblioteca do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA.
Dentro do patrimônio Inventariado podem ser consultados estruturas arquitetônicas e urbanísticas, como edifícios coloniais, Igreja Matriz, busto do Coronel José Eugênio, Hospital São Vicente de Paula e imagens sacras. Os bens imateriais de São Vicente são: Semana Santa, Celebração de Corpus Christi e a Festa do Padroeiro de São Vicente Ferrer.
Há ainda bens móveis registrados como patrimônio, entre eles o Crucifixo com Pedestal, localizado na Igreja Nossa Senhora do Rosário, Imagem de Nossa Senhora do Rosário, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Canoa Indígena e muitos outros.
A lista completa pode ser encontrada no site da Prefeitura Municipal ou através do link: http://www.saovicentedeminas.mg.gov.br/Especifico_Cliente/17954546000184/Arquivos/files/Lista_de_bens_inventariados_a_serem_divulgados.pdf
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |