14:28hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Vicente de Minas - Notícias
05/04/2016 14h21

São Vicente celebra Semana Santa com muita religiosidade

Programação religiosa com procissões, missas e confissões da Paróquia São Vicente Férrer celebrou a mais tradicional semana da Igreja Católica

Semana Santa foi marcada por importantes momentos religiosos, com procissões, confissões e missas

A Semana Santa é o período mais importante da vida de um católico: Nela vivemos as dores, angústias, alegrias e júbilos que marcam a razão de ser de nossa fé: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. São vivenciados, a cada liturgia, estes momentos cruciais. Por isto, há uma motivação da Igreja em participar desta Semana Maior, na sua totalidade.
A Paróquia São Vicente Férrer em São Vicente de Minas iniciou este período mais que especial com o Domingo de Ramos quando foi vivenciada a entrada triunfal de Jesus sendo aclamado rei pela população local, em Jerusalém. Como momento principal do dia, aconteceu a Procissão dos Ramos e a Santa Missa, às 9:30h, saindo da Igreja do Rosário em direção à Igreja Matriz de São Vicente Férrer.
No dia seguinte, foi presidida a Santa Missa e logo após, a Procissão de Nosso Senhor dos Passos e o Sermão do Pretório. Na Terça-feira Santa, realizou-se a “Procissão do Encontro” entre: o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Trata-se de uma devoção popular que muito valorizada pelos fiéis. Os homens saíram da Igreja do Rosário a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres da Igreja Matriz com a imagem de Nossa Senhora das Dores, em direção à praça central, onde foi meditado o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.
Na Quarta-Feira Santa a Paróquia refletiu sobre as Dores de Maria Santíssima, com a Santa Missa no Rosário, a Procissão de Nossa Senhora das Dores e o Sermão versando as Sete Dores de Nossa Senhora. Aconteceu, também, neste dia, a Missa da Juventude.
Na Quinta-feira Santa teve início o Tríduo pascal, com a celebração da Missa da Ceia do Senhor, às 19horas. Nesta celebração, vivemos o momento sacramental deste mistério, atualiza-se, torna-se presente a realidade pascal ao longo de todos os séculos. No rito da Ceia do Senhor, que Jesus mandou celebrar em sua memória, Ele nos ofereceu o sacrifício pascal. Também, aconteceu o rito do Lava-pés que nos ajuda a compreender a importância do mandamento do amor para os cristãos.
A Sexta-feira Santa não é dia de pranto e de luto, mas de silenciosa e amorosa contemplação do sacrifício cruento, com derramamento de sangue, de Jesus Cristo, fonte de nossa salvação. Durante a manhã, Via-Sacra pelas ruas da cidade e, na Matriz, as confissões. Às 15 horas, aconteceu a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Cristo. Às 20 horas, o Sermão do Descendimento e, logo após, a Procissão Luminosa com a imagem do Senhor Morto.
No Sábado Santo, a Igreja permanece ao lado do sepulcro do Senhor, meditando sua paixão, abstendo-se da Missa até a solene Vigília Pascal, que aconteceu às 21 horas. Segundo antiga tradição da Igreja, esta é uma noite de vigília em honra do Senhor .Os fiéis, como recomenda o Evangelho, devem esperar como os servos, com as lamparinas acesas, o retorno do Senhor, para quando Ele chegar os encontre em vigília e os convide a sentar-se à mesa.
O Domingo de Páscoa, ou Domingo da Ressurreição,além das missas pela manhã e batizados, teve como ápice a Procissão do Santíssimo Sacramento com a Santa Missa. Durante toda a Semana Santa, fizeram parte os padres José de Lima Torres (redentorista) e Frei Roberto de Almeida Paz (dominicano), juntamente com o pároco Pe. José Roberto Vale Silva.
Texto disponibilizado pela paróquia São Vicente Férrer, de São Vicente de Minas
Mensagem de Páscoa
A vida está entre nós e em nós. O Senhor, rosto da misericórdia do Pai, amou-nos de tal modo que chegou à entrega da própria vida. É esta vida nova que desejamos a você e seus familiares. Que a misericórdia divina o/a faça descobrir e experimentar a alegria de ser amado por Deus com um amor incondicional, e que esse amor se transforme em serviço ao próximo.
Feliz e Santa Páscoa, plena de vida, fraternidade e paz!

Anjinhos na procissão da Ressurreição Coroinhas durante a celebração
Fiéis na Procissão do Encontro Encontro de Maria e Jesus na Procissão do Encontro
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br