11:52hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Seritinga - Notícias
10/07/2014 08h48

Tradicional Festa de São João Batista, padroeiro da cidade de Seritinga

A população e visitantes contaram com muitas atrações durante o período de festa.

Foi realizado em Seritinga, entre os dias 21 e 24 de junho, no calçadão da praça Sete de Setembro, a tradicional festa de São João Batista, padroeiro de Seritinga. Com uma programação variada, a população e visitantes contaram com muitas atrações, entre elas o torneio leiteiro, concurso de pratos típicos, barracas de comidas típicas, vários shows, missas e procissão.

No dia 21 de junho, sábado, aconteceu o show com Paulinho Reis e banda, que contou com a participação da atriz global Lizandra Souto, e logo após, dando continuidade à festa, foi a vez do DJ Lucian, que empolgou o público.

No dia  22 de junho, domingo, aconteceu a apresentação da roda de capoeira, no calçadão da Praça 7 de Setembro, com os alunos de Seritinga e cidades vizinhas. À noite aconteceu um animado show com a banda Johnny’s Band.

No dia 23 de junho, segunda-feira, foi a vez da apresentação de Henrique Murad e  Banda.

No dia 24 de junho, terça-feira, encerrando as festividades, aconteceu o show com o apresentador do programa da TV Aparecida, Cleber e convidados.

A festa religiosa em louvor a São João Batista aconteceu entre os dias 13 e 21 de junho, com a realização da novena e quermesse, com apresentações culturais, como quadrilha dança e subida do mastro, show de talentos, show de prêmios, leilão de prendas e muita comida típica no Ádrio da Igreja.  No dia 24 de junho, dia dedicado ao padroeiro, na madrugada aconteceu a alvorada musical, abrilhantada pela Corporação Musical São João Batista; às 10h00 a realização da  missa festiva, com a descida da imagem do padroeiro do trono, e a partir das 18h:00 aconteceu mais uma missa. Em seguida, procissão luminosa de São João Batista, bênção da fogueira e show pirotécnico. No dia 26 aconteceu a subida do padroeiro ao trono, encerrando assim a parte religiosa.

XIV Torneio Leiteiro Curraleiro

Já tradicional e em sua 14ª edição, o Torneio Leiteiro Municipal Curraleiro, que recebe este nome por ser realizado nas propriedades rurais, aconteceu entre os dias 8 e 20 de junho.  Segundo a Comissão Organizadora houve muitas mudanças do ano passado para este ano. Foi notória a melhoria na qualidade do rebanho e no manejo das propriedades, que são os principais objetivos do torneio. Concorreram em duas categorias: vaca Cruzada e vaca Mestiça. A média este ano foi de 30,235 litros.

Fizeram parte de Comissão de Classificação Júlio, Leonardo e Aldair, e da  Comissão de Pesagens Osmar, Bruno, Leonardo, Cafu, Robinho, Cristiano, Aldair, Vanderlei, Ronaldo, Ricardo, José Milton. Este ano o torneio contou com onze produtores rurais inscritos: João Carlos Ramos, José Landim Dias, Marcos Carlos de Souza, Marcelo Osvaldo de Souza, Élvis Luiz de Castro, José Nivenir de Souza, Ademésio Moreira Arantes (Zico), Joaquim Ademir de Souza, José Adão de Souza, Elison Landim, Leonardo Diniz.

Os agradecimentos vão para  os  produtores e familiares pela participação; à Prefeitura, pela realização e apoio ao evento, patrocinadores que sempre colaboram com brindes e apoio financeiro para a premiação dos vencedores e, claro, à Comissão de Pesagem e classificação dos animais que, sempre com boa vontade e determinação, está presente na realização deste evento.

Classificação Geral:

Categoria Vaca Cruzada:

1º Lugar:,  Mandala, proprietário : Élvis Luis de Castro, média geral: 54,900

2º lugar: Veluda, proprietário:  Marcelo Osvaldo de Souza, média geral: 42,346

3º lugar: Espadilha, proprietário: Marcos Carlos de Souza, média geral: . 40,932

Categoria Mestiça

1º Lugar: Criolla, proprietário: Élvis Luis de Castro, média geral: 48,200        

2º lugar: Criolla, proprietário: Ademésio  Moreira Arantes (Zico), média geral: 42,085

3º lugar: Eliane, proprietário: Elisson Landim, média geral:  36,194

 

VII Concurso de Prato Típico de Seritinga

Depois de 7 anos retorna em Seritinga, o concurso de Prato Típico, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, comissão organizadora e produtoras rurais. As concorrentes são as esposas, namoradas ou representantes dos produtores que participaram do Torneio Leiteiro. O prato típico é sempre confeccionado à base do leite, e este ano escolhemos como prato uma sobremesa típica da região, o Arroz Doce. Participaram 9 concorrentes, que confeccionaram o prato para degustação dos jurados. O concurso foi realizado no dia 21 de junho e teve prêmios de participação e prêmios aos 3 primeiros lugares.

Participaram do concurso  Arlete de Castro, Andresa, D. Janete, Luzia Bernadete, Vera, Hectânia, Rosimeire, Nilvânia e Maria das Graças. E os jurados foram Marlene, Madalena, Elenice, Rosana e Maria Helena.

Classificação Final:

1º lugar: Rosimeire – Representando Sr. Leonardo;

2º Lugar: Arlete de Castro – Esposa do Sr. Zico;

3º lugar: D. Janete – Mãe de  Marcelo;

Após o encerramento da premiação do Torneio Leiteiro e do concurso de Prato Típico, aconteceu em frente à Prefeitura a  degustação de caldos típicos gratuitamente para todos os presentes.

Apoio: Funcionários da Prefeitura, polícias Militar e Civil e comunidade Seritinguense. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG