19:33hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Soledade de Minas - Notícias
04/05/2018 14h59

Escola do bairro Mato Dentro de Soledade recebe pintura especial

Reinauguração contou com a presença de autoridades, pais e alunos

Por Mayara Soares

Segundo relato de moradores mais antigos do bairro Mato Dentro, zona rural do Munícipio de Soledade de Minas e documentos antigos da Secretária de Educação, foi no ano de 1946 que ocorreu o início das atividades escolares na então Escola Estadual de Mato Dentro, que continha 14 anos matriculados. São 72 anos de atividade e enriquecimento a população local, fazendo parte da história do município, sendo a única escola de zona rural que permanece em atividade, graças a comunidade do bairro que não permitiu que a antiga administração a fechasse, tornando símbolo de resistência e perseverança.

Em 1997, a escola passou por um processo de municipalização e virou Escola Municipal de Mato Dentro, em 2012 a escola foi renomeada em homenagem a professora Lucinéia Aparecida de Carvalho, que veio a falecer nesse ano e por ter sido a primeira escola em que ela lecionou, veio a receber seu nome. Em 2018, começaram algumas reformas de melhoria na estrutura da escola e a culminância do projeto “Família na Escola”, onde uma série de atividades em parceria com a família começaram a sair do papel.

No último dia 7 de abril, aconteceu a reinauguração da Escola, com uma solenidade na presença de autoridades locais, comunidade escolar e a família dos alunos, tendo apresentações de dinâmicas, música e a entrega oficial das reformas no pátio e as salas para a coordenação e educação infantil.
O ápice da reforma ficou por conta da nova pintura, que foi a idealização de um sonho antigo da Professora Sandra I. Soares Zeferino, que leciona a 12 anos na escola e alunos, que encontraram um apoio na nova coordenação para realizar esse projeto, sendo os desenhos de autoria dos alunos e executado pelas professoras que trabalham lá.

“Sempre pensei que a escola tinha que ter a cara das crianças, com o apoio da comunidade do bairro e graças a coordenação que também sentiu que a escola precisava ter uma alegria a mais, aproveitando a reinauguração da escola, nós fizemos esse trabalho” afirma a Professora Sandra.
Além de estar no trecho de Soledade que faz parte da Estrada Real, onde passam inúmeros caminhantes em passeios ecológicos e religiosos, jipeiros, motoqueiros e turistas que buscam a tranquilidade que a zona rural oferece, a escola acaba sendo diferenciada e com alunos de culturas e lugares diferentes, tem nessa pintura alegre e harmônica, tornando ainda mais bonita a paisagem.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Rosângela Carvalho, a chefe do departamento de Educação e Cultura, Cíntia Mendes, o Coordenador Pedagógico da Creche Santa Beatriz, Rinaldo Matias Rocha, a Presidente da APAE, Juranir, a Coordenadora Pedagógica da E. M. Quintino Vieira, Cristiane Gama, a Vereadora Lygia Rada Reis e a Coordenadora Pedagógica da escola, Nilcéia Izabel de Carvalho.

“ Parabenizo os alunos pelos desenhos e a todos os funcionários que não mediram esforços para a realização desse projeto. Ficando além da reinauguração, o objetivo de promover um vínculo maior entre a parceria escola x família.” Destaca Nilcéia.

Segundo a administração municipal, novas melhorias estão em pauta para execução, sem data certa ainda, mais não sendo esquecidas.
O Correio do Papagaio destaca o talento e profissionalismo das professoras e funcionárias da Escola : as professoras Sandra, Sônia, Rosilaine, funcionárias Jane e Leca, que fazem o dia a dia dessas crianças mais alegres e ricos de conhecimento, preservando pela harmonia no local.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br