04:46hs
Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Caxambu
13/12/2011 14h30

Caxambu Os recantos paradisíacos de Caxambu

Os recantos paradisíacos de Caxambu

Como em todas as estâncias hidrominerais, a maior atração turística da cidade de Caxambu, no sul de Minas Gerais, é o Parque das Águas. Um local paradisíaco, com alamedas floridas distribuídas pelos, aproximadamente, 210.000m² de área, que oferece atrações para os mais diversos gostos e idades. A cidade tem altitude de 895 metros, clima tropical, com média anual de 17°C e a média do verão em 21°C.


O Parque das Águas conta com doze fontes de águas minerais, gasosas e medicinais, cada qual com propriedades curativas distintas, que se apresentam como um tratamento altamente eficaz a muitos males do corpo.


Uma natureza exuberante é encontrada entre os bosques, jardins e recantos de indescritível bom gosto paisagístico. A cidade possui o ambiente perfeito para passeios que levarão os visitantes para muito longe do stress da vida moderna, devolvendo-lhes as energias tão necessárias para o retorno ao dia a dia desgastante dos grandes centros.


O Parque das Águas também abriga o suntuoso Balneário de Hidroterapia, um tradicional centro de tratamento de saúde através das águas minerais, que oferece banhos de imersão, piscina para as mais diversas aplicações em hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas, além de vários tratamentos estéticos.


Foram mais de três anos de obras e restaurações durante a reforma no prédio do balneário - erguido há mais de um século - e nas construções históricas que integram o complexo. Vitrais, pinturas, o hall principal, pisos e azulejos foram restaurados. As saunas foram reconstruídas, os serviços como os das ducha Vichy, Escocesa e banho turco foram modernizados e o balneário ganhou novo mobiliário.
Além das banheiras de hidromassagem, a piscina de hidroterapia é a nova grande atração do balneário. A piscina, que pertencia à ala masculina, passa a oferecer uso misto. Projetada seguindo conceitos de segurança e acessibilidade, a piscina possui uma rampa de acesso que permite a entrada de deficientes físicos e cadeirantes, favorecendo assim a inclusão e a extensão de seus benefícios para toda a população e turistas.


O novo projeto, comparável às piscinas mais famosas da Europa, combina água, calor, leveza e hidromassagem, proporcionando efeitos terapêuticos e total relaxamento.


E não pára por aí. Além das fontes e do balneário, o Parque das Águas ainda oferece outras atrações, como piscinas de água mineral, lago e pedalinhos, pista de cooper, quadras esportivas e um teleférico, que o levará ao topo do Morro Caxambu para uma deslumbrante vista da cidade.


Como surgiu Caxambu

Em 1814, conta-se que existiam apenas duas fazendas no povoado: a das Palmeiras e a Caxambu, e que teria sido nesta época que foram descobertas as fontes. Caxambu é famosa por suas ligações com a Família Real Portuguesa, quando a própria Princesa Isabel e seu esposo Conde D&# 039;Eu, em 1868, vieram atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de sua infertilidade. Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada Princesa Isabel e Conde D&# 039;Eu, a princesa curou-se de sua anemia e engravidou. Assim ela mandou erguer na cidade a Igreja de Santa Isabel da Hungria, em agradecimento pela cura. Em 1875 a cidade tornou-se distrito de Baependi e a qualidade de suas águas foi reconhecida.


Em 16 de setembro de 1901 é criada a vila de Caxambu. E finalmente, em 18 de setembro de 1915, é elevada à categoria de cidade, abrangendo até o ano de 1938 a área da atual cidade de Soledade de Minas. Em Caxambu também estiveram personagens como Rui Barbosa que, admirado com a beleza do local, escreveu o poema "Medicina entre Flores".


Aqui tem a inesquecível culinária mineira


A cozinha mineira encanta não somente por ser, talvez, a mais genuína do Brasil, mas sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor, cheios de histórias próprias e de invejável simplicidade. São histórias bem brasileiras, que remontam à época dos escravos, do ciclo do ouro, das pedras preciosas e que nos falam de cidades importantes, onde foram escritas muitas páginas da história brasileira.
A preparação desses pratos, em ambientes modestos e com poucos recursos, termina por despertar um espírito criativo, seja nas misturas dos ingredientes, seja nos temperos, dando lugar a uma cozinha típica, muito rica e extremamente variada.


A cozinha mineira é toda baseada em produtos de fundo de quintal, como o quiabo, couve, fubá, abóbora, ovos e na carne de pequenos animais, como o porco e a galinha. Está intimamente ligada à cultura dos trabalhadores das minas de ouro e pedras preciosas, dos desbravadores e escravos, que a desenvolveram através das cozinheiras das grandes fazendas.


Esta culinária seduz principalmente pelos aromas. E eles nunca saem da memória de quem já sentiu a cálida presença no olfato de um lombinho crepitando no forno, de um feijãozinho imerso em temperos; do torresmo saltando em pururuca numa velha travessa de ferro, da lingüiça que toma forma com seu principal tempero, a paciência, e onde as panelas agüentam horas sobre o calor do fantástico fogão a lenha para que as carnes se impregnem de sabores e liberem os aromas que calam fundo na memória do visitante mais exigente. Hoje ela está disseminada por todo o país devido asua alta qualidade e sabor.

 




A Fonte D. Pedro, uma das mais requisitadas pelos turistas O professor Masaru Emoto, no Parque das Águas, em Caxambu: “Os sentimentos humanos afetam a estrutura física da água”


No Balneário, terapias das mais diversas garantem saúde a pessoas de todas as idades O Museu de Caxambu é um dos mais recentes investimentos do município em prol da história e do turismo


No Parque das Águas, o incrível trabalho artesanal do escultor português Chico Cascateiro Eventos que destacam a gastronomia mineira são constantemente organizados na cidade
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br